Antes de iniciar os estudos referentes a esses objetivos de aprendizagem, os professores podem afixar os três cartazes pelos corredores da escola. Depois de alguns dias, o professor pode perguntar se os alunos viram os cartazes e, em caso negativo, estimulá-los a procurar por eles pelas paredes da escola.
A partir dessas questões, o professor pode iniciar com seus alunos os estudos sobre o conteúdo desejado.
O professor pode solicitar aos alunos que analisem os cartazes e, a partir dessa análise, descrevam seus elementos comuns, ou seja, os elementos que aparecem em todos os cartazes. Por exemplo, todos os cartazes possuem o mesmo título. Todos os cartazes apresentam a fotografia que faz referência a uma característica humana. Depois dessa análise, o professor pode solicitar que os alunos elaborem um cartaz sobre uma outra característica dos seres humanos nesse mesmo formato, ou seja, apresentando os mesmos elementos listados anteriormente. Além do cartaz, os alunos podem produzir um texto similar ao do website explicando os dados obtidos sobre a determinação da característica escolhida. Na imprensa, é possível encontrar alguns conteúdos sobre: cor do olho, obesidade, cor e tipo de cabelo, depressão, dependência química, autismo etc.
A partir de algumas informações disponíveis no próprio website da exposição, os alunos podem julgar afirmações sobre a determinação genética das características. Organizados em trios ou quartetos, eles podem analisar os dados apresentados a seguir e avaliar a correção de algumas afirmações.

O tipo sanguíneo parece ter influência ambiental, uma vez que a concordância em gêmeos dizigóticos é baixa.
O hábito de beber café não parece ter influência genética, já que apresenta o mesmo grau de concordância nos dois tipos de gêmeos.
O hábito de fumar parece ser influenciado por fatores genéticos, pois apresenta uma diferença elevada entre a concordância de monozigóticos e a de dizigóticos.
A esquizofrenia não apresenta influência genética, uma vez que a concordância entre os gêmeos monozigóticos não é de 100%.
Após a leitura do texto "Comparando gêmeas", publicado pelo biólogo Fernando Reinach no jornal O Estado de S. Paulo no dia 7 de setembro de 2005, os alunos podem responder, em duplas, às questões apresentadas a seguir.
Qual é a principal ideia do texto?
Apenas pela leitura do texto, o que deve significar a palavra "inexorável"?
Qual é a conclusão que os dados apresentados no texto permitem defender?
A partir das informações do texto, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas:
a-) Gêmeos monozigóticos são formados a partir de um mesmo espermatozoide.
b-) Gêmeos dizigóticos são formados a partir de um mesmo espermatozoide.
c-)Todas as características dos seres vivos são determinadas apenas pelos genes.
d-) Se o estudo fosse feito com a característica “time de futebol”, o resultado seria igual entre gêmeos monozigóticos e os dizigóticos.
e-) O número de irmãs heterossexuais é relativamente maior entre as monozigóticas.